Eu sei escolher!

Educação para a Saúde – Escola Secundária de Estarreja

Saber Viver sem Tabaco 30 de Março de 2009

INSTITUTO PORTUGUÊS DE TABACOLOGIA
PROGRAMA “TURMAS SEM TABACO”

ANO LECTIVO 2009-2010

Introdução: O Programa Europeu “Turmas Sem Tabaco” (Smoke-Free Class Competition) é um Concurso co-financiado pela União Europeia no âmbito do Programa de Saúde Pública e com o apoio da Campanha Europeia “Help – Por uma vida sem tabaco”. O objectivo é a Prevenção do Tabagismo nas Escolas. Este Programa iniciou-se na Finlândia em 1989 e foi introduzido pela primeira vez a nível europeu no ano lectivo de 1997/98, englobando sete países. Portugal, sob a égide do, agora extinto, Conselho de Prevenção do Tabagismo, aderiu ao Programa no ano lectivo de 1999/2000 até ao ano de 2006/2007. Desde o ano lectivo de 2007-2008 que é o Instituto Português de Tabacologia a entidade responsável do Programa em Portugal
Tal como no ano de 2008-2009, também para o ano lectivo de 2009/2010, o Programa será levado a cabo em vários países europeus (Bélgica, Bulgária, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Itália, Lituânia, Luxermburgo, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suiça e Reino Unido (País de Gales)) mas sem atribuição de prémio Europeu.

Destinatários: Turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos).

Objectivos: 1 – Prevenir ou retardar a iniciação tabágica pelos mais jovens;
2 – Eliminar ou reduzir o consumo de tabaco junto dos jovens que já experimentaram fumar evitando assim que se tornem fumadores habituais;
3 – Promover a imagem do Não-Fumador.

Eficácia Demonstrada: Estudos recentes demonstram que o hábito de fumar se inicia habitualmente nos jovens (11-12 anos). No entanto, se conseguirmos que não fumem durante essa faixa etária, dificilmente o farão mais tarde.
Uma avaliação deste Programa “Turmas Sem Tabaco” foi efectuada em três países europeus (Finlândia, Holanda e Alemanha) que demonstrou a sua utilidade na prevenção do tabagismo nos jovens.

Modo de Participação:

1 – Adesão das Escolas:

a) Para aderir ao Programa, os orgãos de gestão das escolas devem preencher uma ficha de adesão e nomear um professor para coordenar o programa nessa Escola.
b) Este professor é responsável pela articulação com a Equipa Coordenadora Nacional do Programa “Turmas Sem Tabaco” e pela implementação e acompanhamento do Programa na sua Escola.

2 – Adesão e Participação das Turmas:

a) As turmas aderentes ao Programa devem aceitar voluntariamente serem consideradas “Turmas Sem Tabaco”. A adesão efectua-se através de uma Declaração de Compromisso, assinada por todos os alunos da Turma, em como não vão fumar durante o Programa (Declaração de Adesão). Este compromisso é renovado mensalmente através da assinatura de cada aluno na Declaração de Compromisso Mensal.
b) Cada Turma designa um Aluno Representante que é o responsável pela ligação entre a sua Turma e o Professor Coordenador do Programa na sua Escola.
c) As turmas devem realizar actividades de prevenção do tabagismo e estilos de vida saudáveis.
d) Para este ano lectivo de 2009-20010, as turmas deverão idealizar um pequeno spot publicitário com o objectivo de convencer os jovens a viverem sem tabaco e resistirem à tentação da experimentação. (Guião do spot publicitário poderá ser acompanhado com a representação que poderá ser gravada mesmo por telemóvel). Apenas um guião por turma.

3 – Planificação do Programa:

a) O Programa terá início a 1 de Dezembro de 2009 e terminará a 30 de Abril de 2010. As inscrições terminam a 30 de Novembro.
b) O Professor Coordenador do Programa da Escola deverá entregar à equipa Coordenadora Nacional do Programa “Turmas Sem Tabaco”, nos prazos previstos, as Declarações de Adesão bem como as Declarações de Compromisso Mensal.
c) É da responsabilidade do Professor Coordenador o envio dos trabalhos a concurso até ao dia 8 de Maio de 2010 para que se possa nomear a Turma Vencedora a 31 de Maio de 2010 (Dia Mundial Sem Tabaco promovido pela Organização Mundial de Saúde).
d) Os trabalhos apresentados serão avaliados por um Júri constituído por representantes do Instituto Português de Tabacologia e outros convidados.
e) A Turma Vencedora Nacional será aquela que tiver completado com sucesso o período do Programa “Turmas Sem Tabaco” e cujo trabalho seja considerado o melhor.

4 – Exclusão das turmas participantes:

a) As turmas que no final do Programa não tiverem entregue todas as Declarações serão excluídas.
b) As turmas que não apresentarem a proposta de Spot publicitário também serão excluídas.
c) As turmas que apresentarem uma percentagem de fumadores superior a 10% serão igualmente excluídas.

5 – Prémios:

a) Os alunos das turmas que concluírem com sucesso o Programa receberão um Diploma de Participação e um Prémio Individual.

b) A Turma Vencedora Nacional receberá um Prémio especial.

CONTACTO:
INSTITUTO PORTUGUÊS DE TABACOLOGIA
Dra. Luísa Carvalho
Telefone/Fax: 22 6189463
E-mail: iptabacologia@hotmail.com

Anúncios
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s